Menu de Navegação

Cursos online

4 Cursos online e gratuitos de Dengue

O conhecimento sobre Dengue é fundamental para prevenir e controlar esta doença que tem tirado a vida de milhares de pessoas pelo mundo. É objetivo deste website conscientizar o maior número de pessoas sobre os perigos relacionados a dengue, assim como transmitir conhecimentos que mobilizem as pessoas para tomarem uma atitude sensata no que diz respeito ao combate à Dengue – doença transmitida pelo Aedes Aegypti – conhecido como mosquito da dengue.

Para isso, através de várias pesquisas na internet, foi reunido neste meio de comunicação 4 cursos online que serão úteis na aquisição de conhecimentos sobre a Dengue. Os cursos são os seguintes e estão detalhados abaixo:

  1. Curso de Dengue do Hospital Albert Einstein;
  2. Curso de Dengue do Ministério Da Saúde;
  3. Curso de Dengue do Grupo Iped;
  4. Curso de Dengue do Consórcio de Educação Aberta.

 

 1 – Curso de Dengue do Hospital Albert Einstein

O curso “Emergências Pediátricas- Sepse e Dengue” do Hospital Albert Einstein possui carga horária de 1h e é destinado a médicos. Este curso trata de aspectos da sepse e da dengue em emergências pediátricas. Dentre outros itens abordados temos os seguintes: choque na dengue, classificação da dengue pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde (MS), dengue grave, manejo e ressuscitação fluídica, choque séptico e mortalidade infantil causada pela sepse.


Links patrocinados




Vale salientar que o curso apresentado acima tem caráter meramente informativo e o objetivo do mesmo é a difusão do conhecimento. Desta forma, destaca-se a advertência do Hospital Israelita Albert Einstein com relação as informações transmitidas:

“O Hospital Israelita Albert Einstein se isenta de qualquer responsabilidade relacionada à conduta assistencial, que possa eventualmente ser adotada por parte dos profissionais participantes. A responsabilidade pela conduta assistencial é do profissional de saúde que assiste ao paciente.”

O curso é composto de:

1 – Uma aula sobre Sespe: Esta aula tem duração de 27 minutos e 31 segundos e aborda, entre outros itens, o seguinte referente a Sepse: Mortalidade, conceito, diagnóstico e tratamento.

2 – Uma aula sobre Dengue: Esta aula tem duração de 14 minutos e 17 segundos. Nela você aprenderá, entre outras assuntos, sobre: regiões com susceptibilidade de dengue, fases da dengue, classificação dos pacientes suspeitos de dengue e especialmente sobre choque na dengue.

3 – Uma avaliação de aprendizagem: é necessário atingir 100% de aproveitamento na avaliação da aprendizagem para que o profissional seja considerado aprovado.

As aulas do curso são ministradas pela Dra. Debora Ariela Kalman.

ACESSO: aqui 

 

2 – Curso de Dengue do Ministério da Saúde

Nome do curso: Atualização no Manejo Clínico da Dengue.

Responsabilidade do curso: Este curso grátis resulta de uma parceria entre o (MS) Ministério da Saúde e a (UNA-SUS) Universidade Aberta do SUS.

Objetivo: qualificar médicos e enfermeiros da atenção básica e de urgência e emergência do Brasil sobre tratamento e diagnóstico da dengue.

Preço do curso:  o curso é gratuito.

Quem pode participar do curso: São profissionais de um total de 16 áreas da saúde registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), a saber: Assistente Social; Biólogos; Biomédicos; Profissionais de Educação Física; Enfermeiros; Farmacêuticos; Fisioterapeutas; Fonoaudiólogos; Médicos Clínicos; Médicos em Especialidades Cirúrgicas; Médicos em Medicina Diagnóstica e Terapêutica; Médico Veterinário; Nutricionistas; Cirurgiões-Dentistas; Psicólogos; Psicanalistas e Terapeutas Ocupacionais.

Tutores: não há tutores, o curso é feito diretamente pela internet.

Matrícula: é preciso efetuar registro no Cadastro Nacional de Profissionais de Saúde (CNPS). O profissional de saúde deve se registrar numa plataforma ou acessar o material como visitante, se não tiver registro no CNES. O profissional visitante não obtém o certificado ao final do curso.

Detalhes do curso: O curso é composto por módulos, possui enquetes e fórum de discussão para que os profissionais compartilhem suas experiências.

Órgão responsável pelo conteúdo do curso: Secretaria de vigilância em Saúde (SVS).

Carga horária: 2 Horas

ACESSO: neste link

 

3 – Curso de Dengue do Grupo iPED

Nome do curso: Dengue – Diagnóstico, tratamento e prevenção.

Objetivo:   Trazer informações importantes sobre a dengue, mostrando formas de diagnosticá-la e tratá-la. Além disso, este curso ensina medidas de prevenção contra esta doença.

Conteúdo:



  • O mosquito transmissor;
  • Aedes Aegypti: febre amarela e dengue;
  • Espectro clínico;
  • O combate à doença;
  • Estadiamento clínico;
  • Prevenção;
  • Vigilância epidemiológica;
  • Controle Vetorial;
  • Equipamentos utilizados no controle vetorial.

Avaliação: feita ao término do curso. Para quem for aprovado haverá a emissão do certificado de conclusão, no entanto para aqueles que não conseguirem um resultado satisfatório haverá uma direcionamento a aula de reforço e reavaliação após esta aula.

Recursos relacionados a tecnologia: Bate-papo Online, Bloco de anotações, Grupos de estudo, Instrutora Virtual, Material de apoio, relatórios online, animações interativas e vídeos explicativos.

Apostila: a apostila é opcional, pois ela é vendida separadamente do curso. Isso é para não tornar o curso caro para que não tem dinheiro suficiente.

ACESSOaqui

 

4 – Curso de Dengue do Consórcio de Educação Aberta

O Consórcio de Educação Aberta é uma publicação digital que oferta de forma gratuita materiais educacionais de alta qualidade de faculdades e universidades. Estes materiais são organizados como cursos. No momento esta plataforma virtual já disponibiliza mais de 25.000 cursos online nas mais diversas áreas do conhecimento.

Mais informações clique neste link: Consórcio de Educação Aberta

Abaixo estão as informações do curso relacionado a dengue disponível neste consórcio:

Nome do curso: Vigilância da dengue com base em um modelo computacional da localidade espaço-temporal de Twitter;

Conceito de Twitter no curso: canal de mídia social única em que os usuários discutem e conversam sobre os mais diversos temas, inclusive sobre suas condições de saúde.

Idioma do curso: Inglês

Fonte: VideoLectures.net

Autora: Janaína Gomide do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais

Slides do Curso

00:00 – Vigilância da dengue com base em um modelo computacional da localidade espaço-temporal de Twitter

00:22 – Motivação

01:10 – Antecedentes sobre dengue

02:31 – Objetivo

03:19 – Contribuições

03:50 – Os conjuntos de dados

05:22 – Metodologia

06:04 – A análise de conteúdo (1)

07:08 – A análise de conteúdo (2)

08:29 – A análise de conteúdo (3)

08:58 – A análise de conteúdo (4)

09:42 – A análise de correlação (1)

10:39 – A análise de correlação (2)

10:44 – A análise de correlação (3)

11:08 – Análise espaço-temporal (1)

11:46 – Análise espaço-temporal (2)

12:02 – Análise espaço-temporal (3)

00:18 – Análise espaço-temporal (4)

00:36 – Vigilância (1)

13:04 – Vigilância (2)

13:41 – Conclusões

14:28 – Perguntas

Além dos slides, este curso inclui também videoaulas.

Preço do curso: gratuito

ACESSO: clique neste link para ter acesso ao curso do Consórcio de Educação Aberta sobre Dengue.

Cursos Online de Dengue

Cursos Online de Dengue

 

Comentários

Comentários

Deseja mais novidades sobre Cursos Online?
Então receba em seu e-mail gratuitamente novas publicações.

Um comentário

  1. gostaria de fazer este curso pois trabalho em hospital sou tec. enfermagem, preciso ficar sabendo de tudo sobre dengue.

Deixe seu comentário

CPT - Centro de Produções Técnicas